[FUG-BR] RES: [OT] Personalizar Kernel

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Agosto 27 08:20:52 BRT 2009

2009/8/27 Renato Frederick <frederick at dahype.org>:
> Realmente, até assustei com esta sugestão.
> Enfim, particularmente em minhas instalações FreeBSD continuarei tirando hardware desnecessário, principalmente os legados como placa de rede ne2000 ISA e por aí vai.
> Agora no open eles me assustaram hehehe.

Aproveitando o gancho, eu durante muito tempo ficava tirando os
hardwares desnecessários da maneira mais normal (pelo menos
pra mim era normal), ou seja:

# CP GENERIC CUSTOM
# vi CUSTOM

Removia as linhas do arquivo CUSTOM.

Isso funcionava bem, porém, sempre ue eu ia atualizar, eu tinha
que comparar o GENERIC antigo e o novo pra saber se alguma
coisa nova importante tinha sido adicionada.

De uns tempos pra cá resulvi fazer com include, achei que fica
bem mais simples pra evitar problemas com novas versões.

Segue um trecho:

include         GENERIC

nocpu           I486_CPU
nocpu           I586_CPU
ident           GARGA

# Debugging for use in -current
nooption        KDB                     # Enable kernel debugger support.
nooption        DDB                     # Support DDB.
nooption        GDB                     # Support remote GDB.
nooption        INVARIANTS              # Enable calls of extra sanity checking
nooption        INVARIANT_SUPPORT       # Extra sanity checks of
internal structures, required by INVARIANTS
nooption        WITNESS                 # Enable checks to detect
deadlocks and cycles
nooption        WITNESS_SKIPSPIN        # Don't run witness on
spinlocks for speed

# Floppy drives
nodevice        fdc

# ATA and ATAPI devices
nodevice        ataraid         # ATA RAID drives
nodevice        atapifd         # ATAPI floppy drives
nodevice        atapist         # ATAPI tape drives

Basta colocar a negação nos itens que você não quer.

Talvez isso seja bem conhecido de vocês e eu esteja
atrasado, mas vale pra ficar registrado no histórico. :)

Abraços
--
Renato Botelho