No número 166, o Podcast BSDTalk apresenta uma entrevista de 23 minutos com John Todd, da Digium, que é o Diretor para Comunidades Open Source do Asterisk/Digium. Todd também é o coordenador da lista Asterisk-BSD. Na entrevista Todd menciona em que condições sistemas BSD são escolhas mais adequadas para uso com Asterisk. Ilustra que o Asterisk é uma série de coisas distintas: é um PBX, é linguagens de programação, são protocolos de áudio e intercomunicação, e são drivers. Ele ilustra que o desenvolvimento em sistemas BSD tem uma série de detalhes adicionais, geralmente associados a segurança e a interfaces de acesso a recursos, e que esses detalhes que aumentam tanto a segurança e de forma geral são créditos do design bem projetado dos sistemas BSD, acaba dificultando e retardando parte do desenvolvimento ou portabilidade para BSD. Em especial cita como exemplo a interface infinitamente mais simples que o /proc oferece no Linux em comparação a super-controlada ioctl dos sistemas BSD. Diz que a proporção de menor segurança é a mesma de maior facilidade de desenvolvimento, e isso é especialmente percebido em relação a módulos e extensões de terceiros. Lembra que o Asterisk só tomou a proporção e a própria Digium se tornou o que é devido ao projeto BSD Telephony, ou Zapata Telephony. Ilustra que:
"BSD is my choice for core systems, because once installed I never have to worry about it, it is my default choice", enquanto diz que está dando a entrevista de um Asterisk em OpenBSD.
Ouça o podcast agora, em formato MP3 ou OGG. Você sabia que o pioneirismo da idéia e realizações práticas em termos de hardware da telefonia baseado em PBX IP tem raizes no FreeBSD, e que o asterisk ter saído de mero conceito para uma realidade quando o Mark Spencer (criador do Asterisk) encontrou Jason Dixon e o BSD Telephony (criador do Zapata/Zaptel)? Então aproveite a oportunidade e saiba mais:
|