FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - Andrew Tanenbaum: BSD dominaria o mundo, se no fosse pelo processo da AT&T.
 
18.07  
Inicio arrow Noticias arrow Andrew Tanenbaum: BSD dominaria o mundo, se no fosse pelo processo da AT&T.
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • Re: [FUG-BR] Segurana no FreeBSD
  • [FUG-BR] SNMP
  • Re: [FUG-BR] SNMP

  • Alertas em Ports
  • chromium -- multiple vulnerabilities
  • kdelibs4 -- KMail/KIO POP3 SSL Man-in-the-middle Flaw
  • postfixadmin -- SQL injection vulnerability



  • Andrew Tanenbaum: BSD dominaria o mundo, se no fosse pelo processo da AT&T.; PDF Imprimir E-mail
    Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
    18/11/2011

    O site LinuxFr.org está produzindo uma entrevista (em francês) com o autor, desenvolvedor e pesquisador Andrew Tanenbaum, (em inglês). Nessa entrevista o mundialmente conhecido autor, referência bibliográfica em 8 em cada 10 trabalhos científicos de graduação e pós em nosso país, fala sobre BSD, sobre Linux, Linus Torvalds e critica a licença GPL, kernel de arquitetura monolítica, entre diversas outras opiniões que podem ser relevantes para muitos, vindas deste autor.

    Uma notícia curiosa é que Tanenbaum recebeu um financiamento para comercializar o MINIX 3 e em Janeiro ele começa a portar o sistema para arquitetura ARM.

    Mas o que salta aos olhos é sua opinião de superioridade do BSD sobre Linux e a atribuição a não dominação mundial do BSD ao processo da AT&T:

    "A razão pela qual MINIX3 não dominou o mundo é relacionada a um erro que cometi em 1992. Naquela época acreditei que o BSD é que dominaria o mundo! Já era um sistema maduro e estável. Eu não via razão alguma para querer competir com ele, então coloquei o foco acadêmico no MINIX. Quatro dos caras que desenvolviam o BSD formaram uma compania para vender o BSD comercialmente. Tinham até um número telefone bacana, 1-800-ITS-UNIX. Esse telefone os colocou (bem como a mim) pra dentro do mercado. A AT&T os processou por causa desse número e o processo levou mais de 3 anos para ser resolvido. Esse era o período preciso em que Linux foi lançado e o BSD ficou estagnado devido ao processo jurídico. Quando foi resolvido Linux já tinha decolado. Meu erro foi não perceber que o processo levaria tanto tempo. Se a AT&T não tivesse gerado esse processo (e comprado parte da BSDI depois), Linux nunca seria popular e o BSD dominaria o mundo!"

    Mas Tanenbaum, hoje a tecnologia BSD está presente nos mais populares telefones celulares e tablets do mundo. A tecnologia BSD está embarcada em televisores, satélites. O TCP/IP revolucionou o mundo, a Internet em si, desde o protocolo, os refletores de rota T1 nos core-IXP americanos e europeus, os protocolos de comunicação como e-mail evoluídos do Fetchmail do Eric Allman, a resolução DNS padronizada no Berkeley Internet Name Domain system (BIND) e utilizada até hoje nos Root-NS tal qual criada por 4 alunos de Berkeley, o sistema que equipa Juniper, parte dos produtos Cisco (e portanto a infra-estrutura basica de cada rede), até o trabalho do IPv6 Samurai, Itojun, a criptografia do IPSEC, até algorítimos alternativos de enfileiramente de pacotes como HFSC, CBQ, PRIQ, WFQ que influenciam a priorização de tráfego no mundo. O sistema de controle de vôo da Boing (que cai bem menos que AirBus, a francesa reconhecidamente usa Linux), os sistemas militares baseados em XTS400, protocolos futuros como SCTP, processamento GPU, a própria Web, criada em um sistema híbrido 4.4-BSD pelo Tim Berners-Lee, o TrustedBSD finalmente implementando 30 anos de requisitos do Orange Book, o jemalloc() utilizado no Firefox, Microsoft Office e outras tecnologias, Zero Copy net, o primeiro driver open source do LTE, do 802.11s, Capsicum, os I/O Schedulers que até hoje não existiam mesmo sendo uma necessidade básica de sistemas de armazenamento, a gerência de memória, a memória virtual, o conceito de inodes e todo sistema de arquivos como conhecemos hoje, baseados em varições do UFS; o OpenSSL do https nosso de cada dia, de cada sessão de home banking, home broker e e-commerce; o OpenSSH de 9 em cada 10 sessões ssh do planeta; a alocação de páginas não constante de memória (super pages), até a pilha IP do Windows, Tanenbaum.

    Por tudo isso que move o mundo há décadas e por tudo que já existia e existe a frente de seu tempo (IPv6, SCTP, GPU Accel, SPages), Tanenbaum, só podemos concluir que você não errou. O BSD domina o mundo, mas em sua mais pura forma, a tecnológica. Talvez o BSD não seja o sistema mais popular do mundo (mas é o mais desejado, afinal quantos ai realmente prefere XYZ a um celular com iOS? Quem prefere um Dell com Windão a um Mac Book Pro com Mac OS X com aceleração GPU?), mas a tecnologia BSD tem sim dominado o mundo há décadas, tem tornado cada navegada nossa de cada possível, cada ligação telefônica móvel, cada e-mail viável, e se apresenta hoje anos ainda a frente, tornando disponível hoje o que provavelmente só será utilizado daqui bons anos.

    O processo diminuiu a taxa de ação de sistemas BSD mas ajudou a fragmentar a tecnologia BSD, e hoje ela está em lugares óbvios e outros que sequer conseguimos suspeitar. BSD não dominaria o mundo, Tanenbaum, BSD domina, você não errou o fato, errou o escopo, que é tecnológico e não operacional.

    Até mascote de sistemas tecnológicos é uma inovação BSD. Não haveriam penguins e peixes rechonchudos, ornitorrincos endiabrados, droidzinhos mecânicos, se não fosse pelo Beastie. Mas lógico que com o diferencial, além de mais expressivo e simpático, só nosso mascote é assinado por um gênio da animação (John Lasseter) e copyrighted por um gênio da ciência da computação (McKusick).

    Comentrios
    Por Leonardo Botelho em 19/11/2011 16:22:20
    Simplesmente foda heheh. 
    Muito bom :)
    Por Ricardo Tweeg em 19/11/2011 23:20:56
    Valeu Patrick!! 
     
    Pelo histrico da famlia BSD j se pode notar que no se trata de simples S.O's. 
    Mesmo assim, eu no sabia que temos tantas tecnologias aliceradas em cdigo BSD. 
    Que bom que ele hoje assim. 
    Que bom que existem outros S.O. 
    Assim, o BSD continua crescendo de forma correta (no seu tempo), no sendo molestado pelas exigncias do mercado. 
     
    Att, 
     
    Ricardo Tweeg
    John Lasseter
    Por Anderson Meira Prado em 22/11/2011 15:14:05
    Nossa verdade, esses dias eu estava assistindo UP, e no final da animao vi la, dirigido por John Lasseter e pensei " mesmo, esse cara que revolucionou a animao grfica na Disney e na Pixar o pai do Beastie". 
     
    Realmente por isso que o BSD empurra o mundo. Todas as reais inovaes so BSD, presente, passado e futuro. Adoro animao e tenho orgulho do Beastie ter essas pessoas por trs. Como foi que o John Lasseter entrou na jogada? Como ele conheceu o pessoal de Berkeley?
    Impressionante !!
    Por NoRm4nD em 27/11/2011 02:58:18
    BSD assim quando achamos que sabemos da historia vem um cabra bom e mostra que no sabemos nada, nossa sou grato aos BSDs em muita coisas....  
    Valeu Andrew Tanenbaum... 
    Aproposito sou o maior f desse cara "Rede de Computadores e a Internet" muito bom, no cobre aos detalhes todos os protocolos inerentes na tecnologia BSD/Internet, mais alicerciza o leitor em todos os conceitos existentes na mesma !!!
    O BSD Movimenta o Mundo
    Por lucasmcz em 27/11/2011 23:13:13
    Lembro uma vez, que Patrick falou que quando algum comea a usar BSD, porque chegou num nvel de maturidade que consegue entender o que o BSD pode fazer.... No somente o BSD, mas seu projeto, como a comunidade se comporta, o cuidado em fazer as coisas para serem algo perto do "Estado da Arte" entre outras coisas. No a toa tambm, como o Tanenbaum falou, Juniper, Cisco, Ubnt entre outras empresas que se destacam no mercado e se mantm, usam em suas solues, BSD. Por essas e outras que acho que BSD bem mais que um S.O.
    Por Lipe em 28/11/2011 08:27:00
    Parabns pelo artigo Patrick. Muito bom!!!
    yWnltoYfjboHyLh
    Por Chacidy em 08/12/2011 05:18:01
    There's a terrific amount of knolwdege in this article!
    NvvaQiBUlYSxBDR
    Por Keren em 20/08/2012 21:32:56
    Aqued otro lector que sipemre se guarda su opinif3n pero que la va a compartir hoy de manera excepcional ante la peticif3n de auxilio y de opiniones por parte de la autora del blog. De antemano pido disculpas por el tostf3n que pueda soltar y/o por lo desacertado que pueda resultar mi comentario, mayormente a ojos de la destinataria. Aseguro que todo va dicho con la mejor de las intenciones.Como ya han dicho algunos por ahed arriba, no necesitas la carrera para nada. La carrera puede ser un elemento de diferenciacif3n para algunos puestos y para muchos otros, dadas las circunstancias precarias del empleo en Espaf1a, puede resultar casi obligado tener un tedtulo universitario, aunque muchas veces el trabajo este9 mal remunerado y no vayas a aplicar pre1cticamente ninguna de las habilidades supuestamente adquiridas durante los largos af1os de, en muchos casos, calvario. Pero cuando se trata de traducir e interpretar, ahed te van a exigir el conocimiento del idioma, y para perfeccionar tu japone9s ya sabes cual es el mejor me9todo, y este1 lejos de una facultad catalana. Por otro lado el talento que traducir pueda requerir tampoco te lo va a dar una carrera, y ademe1s creo que ya es obvio que ya lo tienes y que tfa misma lo puedes seguir desarrollando con la misma naturalidad con la que lo has hecho hasta ahora y con el mismo acierto.Lo cierto es que nunca me cuadrf3 que entraras en la universidad teniendo el talento y las aptitudes que demuestras, al menos, para tu vocacif3n. Con el dominio que ya tienes del japone9s y con cierta experiencia ya a tus espaldas pese a tu juventud, muy raro sereda que cualquier empresa dedicada a la traduccif3n de animes, juegos, videojuegos, etc. no quisiera con con una chica con tu perfil. bfNo es algo ased lo que precisamente deberedan estar buscando? bfAcaso hay muchas personas, alumnos o profesores, en tu facultad que traduciredan mejor que tfa un anime como, por ejemplo, Vampire Knight?Ya se sabe que las comparaciones son odiosas, y a nadie escapa que con 19 af1os te queda mucho camino por recorrer y mucho por aprender pero en mi modesta opinif3n no creo que dentro de ese camino merezca un hueco tan grande una titulacif3n que no te aporte nada determinante para lograr alcanzar tus metas y que para colmo te cause esa incomoda sensacif3n de estar fuera de lugar, perdida en un entorno tan familiar y en principio favorable como tu propia ciudad. Afortunadamente, lo mejor es que ese sentimiento sin duda sere1 transitorio, pues tienes un amplio abanico de posibilidades ante ti y tiempo para reflexionar sobre esto, aquello y lo de me1s alle1 hasta poner en orden todas tus ideas y volver a caminar firme en cada paso con la seguridad que proporciona el saber que el lugar de destino es el realmente deseado. Yo, si fuera tfa, volvereda a Japf3n, seguireda estudiando japone9s y perfeccionando el idioma practicando con nativos y trabajando en algo relacionado con la traduccif3n en la medida de lo posible. Y afan dado el improbable caso de que no encontraras nada de tu agrado en un primer momento, trabajando en algfan restaurante, tal como ya hiciste, seguiredas estando forme1ndote probablemente mejor para lo que, creo, que buscas en un futuro que si te quedas X af1os en Espaf1a estudiando en la universidad.No se9 por que9 me da la sensacif3n de que la universidad hagas la carrera que hagas te va a encorsetar sipemre porque rebosas talento y energeda, y algo me dice que tfa misma eres plenamente consciente de que en un sitio ased te vas a sentir incompleta y fuera de lugar sipemre, en mayor o menor medida, pues en un lugar ased intentare1n poner freno a tus rarezas y por ende a tu talento, tu vocacif3n y lo que buscas. Eso que no se ensef1a en los libros que en la universidad te hacen leer a un precio bastante mayor que el de unos cuantos retrasos en la biblioteca.Sigue estudiando idiomas y practicando, ya sea japone9s, ingle9s o la lengua que te propongas, y por supuesto sigue escribiendo y plantee1ndote pequef1os retos paralelos que colmen tus ansias de crear y tus inquietudes. No te estanques en la universidad sf3lo porque sea el camino marcado por la sociedad para que muchos alcancen una madurez y unas bases sobre todo a nivel personal que tfa seguramente no necesitas. Si sigues estudiando una carrera, que sea con la total conviccif3n de que es lo que quieres, y que por lo menos la ilusif3n por conseguirla te empuje a sobrellevar los posibles desengaf1os y ese regusto amargo que te deja cada deda encontrarte alled sentada, en un sitio que no sientes tuyo.Ese es mi consejo, pero por encima de todo, tal como te han dicho muchos, tf3mate tu tiempo para ver que9 quieres hacer con tu vida. Pon los pros y los contras de cada opcif3n que se te presente encima de la mesa, he1blalo con tus me1s allegados y valora las opiniones de los que mejor te conocen y que quieren lo mejor para ti. Y lo mejor no es necesariamente ni lo que mejor visto este9, ni lo que me1s dinero te vaya a reportar, ni lo me1s cf3modo para todos, sino lo que realmente a ti te vaya a llenar me1s. Por lo tanto, todo apunta a que tienes una gran charla pendiente contigo misma para tomar una gran decisif3n. Y no me cabe duda de que esa decisif3n que tomes sere1 exactamente lo que se supone que debes hacer
    Tanembaum teve seus motivos para dizer q
    Por Jorge Luis Carvalho Santos em 06/01/2013 12:42:23
    Patrick Tracanelli, voc diz que Tanembaum no errou o fato, errou o escopo, que tecnolgico e no operacional. 
    Quais foram os motivos que Tanembaum teve para dizer que o BSD no domina o mundo, mas que dominaria o mundo?


    Comente!*
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Ttulo:
    Comentrio:

    Cdigo:* Code

    ltima Atualizao ( 18/11/2011 )
     
    < Anterior   Prximo >
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:

    Para remover os caracteres ^M de um arquivo de texto de MS-DOS (e Windows), use o tr(1):

    tr -d \\r < arquivo_dos > arquivo_unix

     

     

     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 19 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.