Re: [FUGSPBR] Preços

Jean Duarte jmd em melim.com.br
Ter Jun 10 13:23:18 BRT 2003


Por que os fuscas semprem levam a culpa?

Não pode se coloca motor de 2.0 e Turbo num
fusquinha e olha que ganha de muita mercedes por ai.
Da ferrari vai depender do motorista.

Parabéns pelo texto, ficou muito bem explicado.

É exatamente isso que conta, eu "era" programador em
HTML ateh mudar para BSD.

Olha aquilo sim é uma profissão dificil, tem muito curso
de informatica que diz ensinar o cara a fazer um site. Claro
que é fácil até o Word faz isso.

Bem, eu fiz meu primeiro site no Bloco de Notas e a primeira
tag  foi a <hr> .... :)

É muito dificil você fazer um cliente entender que ele pode ter
uma ferrari ao preco de um fusca, se você comparar principlamente
o item licencas e que ele não vai ser mais um "Pirata" no mundo.

O Ideal mesmo para a questao suporte é manter um contrato mensal,
assim não fica constrangedor para o Cliente pedir e para você cobrar.

Bem, no mais é Facão no bucho de quem pode, e canivete nos
magrinhos.

Lembrem que uma gota se transforma num oceano, então também não
adianta cobrar tudo de uma vez.

[]'s
Jean


----- Original Message ----- 
From: "xmailx" <xmailx em terra.com.br>
To: "'Grupo Brasileiro de Usuarios FreeBSD'" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, June 10, 2003 10:48 AM
Subject: RE: [FUGSPBR] Preços


> Dificilmente uma instalacao mesmo a mais modesta, nao precise de um
suporte
> depois. Este suporte pode ser corretivo (algum erro do implementador,
alguma
> funcao esperada pelo cliente nao esta funcionando), funcional (cliente
> precisa de uma funcao nova ou melhorar uma existente) e preventivo
> (atualizacao de seguranca).
>
> Acho que e' muito importante voce explicitar como se dara' o suporte. O
> cliente vai sentir-se mais seguro e voce mostra profissionalismo.
>
> corretivo: nao tem jeito, voce tem que fazer, estime um numero de horas
> (talvez 15%, 20% do tempo total) para este suporte e inclua no preco final
>
> funcional e preventivo: aqui voce pode cobrar, mas deixe claro isto na sua
> proposta, ele paga se quiser, e' uma forma de voce ter uma receita depois
da
> instalacao e continuar atendendo o cliente
>
> Tem tambem aquelas ligacoes que o cliente faz para buscar informacoes de
> forma despretenciosa, informal (como se estivesse "nao me cobre por isto",
> perguntando como se isto ou aquilo. Neste caso voce tem que saber
> administrar. Quando e' coisa simples da' pra responder na bora e ir
levando.
> Quando e' um tema mais complexo voce pode usar o justo argumento que
precisa
> fazer uma pesquisa e que isto pode levar tempo (voce esta dizendo para o
> cliente "vou cobrar" indiretamente). Finalmente voce fuzila com um "vou
> passar um orcamento". Entao ele decide.
>
> Voce pode oferecer um suporte telefonico tambem, o qual "deve" ser
cobrado.
> Informe isto na sua proposta.
>
> Tem a questao do conhecimento. O tempo e dinheiro que voce ja investiu
para
> saber o que sabe. E' um componente do preco tambem. Cada servico que voce
> vai fazer precisa ajudar a pagar este investimento, afinal voce nao nasceu
> sabendo BSD, redes, seguranca,etc,etc
>
> Faca um levantamento desta solucao se o cliente fosse comprar licencas.
> Sera' um bom argumento.
> Inlua os beneficios financeiros que o cliente vai ter com esta solucao.
Tudo
> ajuda na hora de fechar.
>
> Analisando todos estes fatores fica claro porque nao e' possivel cobrar
> somente o tempo utilizado para realizar o trabalho. Tem muito trabalho
> depois, tem sua responsabilidade, investimento em conhecimento, etc. Este
> servico pode funcionar como vitrine para novos negocios. Fazendo uma conta
> rapida: se voce precisa x horas para fazer o trabalho, acrescente 50%, no
> minimo.
>
> O problema do concorrente que cobra muito menos pode ser contornado.
> Relacione detalhadamente todas as funcionalidades, exemplo: ipfw2, ldap,
> nat, squid+acls,postifix, filtro de conteudo, antivirus, webmin para
modulos
> x,y,z, dominios, virtuais, scripts, jail,etc. Se o concorrente estiver
> oferecendo exatamente o mesmo que voce, ele precisa saber no minimo o
mesmo
> que voce. Isto ja filtra muita gente. Questione o cliente: o concorrente
> esta oferecendo exatamente as mesmas funcionalidades? Explicitou questoes
de
> suporte? Se o concorrente convencer o cliente que ele precisa de um fusca,
> voce perde. Se voce convencer o cliente que ele precisa de uma ferrari,
voce
> ganha. Se o cliente quer um fusca, deixe o orgulho de lado e venda um
fusca.
> E' assim que funciona. Mas, tenha tudo documentado: "estou oferecendo um
> fusca porque voce quer um fusca". Um fusquinha bem regulado nao e' tal mal
> assim.
>
> No mais, boa sorte (turma desculpe o texto longo)
>
>
> _______________________________________________________________
> Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
> Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
>

_______________________________________________________________
Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/



Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd