[FUGSPBR] Preços
William David Armstrong
bio em bsd-unix.com.br
Qua Jun 11 01:18:02 BRT 2003
Xmail Parabéns esse é exatamente o texto que precisava ser
escrito e lido. pois o cliente muitas vezes não quer saber como
será feito ele quer o negócio rodando e dando dinheiro para
ele a maneira que vc vai fazer as vezes pouco importa pra ele
desde que funcione e continue funcionando, Mas tenha ceteza que
ele ira lembrar se vc disser que vai funcionar de uma maneira a
acabar funcionado de outra . pra te cobrar ele ira lembrar até das
virgulas que vc falou.
Vale acrecentar mais uma coisa.
Caso ele queira um suporte técnico , e vc não queira prestar esse
suporte faça documentação de tudo depois de pronto e instalado .
imprima os arquivos de conf ( imprima mesmo ) crie uma pasta
pra cada servidor e entrege a ele nesta documentação não
esqueça de por comentarios , senhas e tudo o que vc fizer nem que
seja criar um diretório o pq disso ou daquilo e o daquilo outro ,
pois se outra pessoa vier prestar o suporte para ele, ira encontrar
tudo mais fácil evitando assim de ter que ficar te pentelhando
bem na hora que vc ta com aquela gatinha . entende ... até vc
gostaria disto não é mesmo. sei que é foda entregar o ouro pros
outros.
Mas como eu ressaltei se VC NÃO QUISER prestar esse suporte .
mas mesmo assim é bom vc documentar tudo.
Pois o que existe de pior é vc cair de paraquedas dentro de um
caminhao bomba prestes a explodir. Até se achar lá o dono já ta
p da cara . falando como é funciona ou não eu já vivi isso
por isso hj sou fã número 1 de documentar tuddo.
Outra coisa depois instalado, configurado , frito e cozido crie
uma pasta em cada servidor com uma arvore identica das
configurações fazendo um repositório das conf . ficando mais facil
a localização. ( faça 1 cópia e leve com vc , não se sabe pode
ser util caso vc queria montar outro no futuro =o) )
[]'s William
xmailx wrote:
>Dificilmente uma instalacao mesmo a mais modesta, nao precise de um suporte
>depois. Este suporte pode ser corretivo (algum erro do implementador, alguma
>funcao esperada pelo cliente nao esta funcionando), funcional (cliente
>precisa de uma funcao nova ou melhorar uma existente) e preventivo
>(atualizacao de seguranca).
>
>Acho que e' muito importante voce explicitar como se dara' o suporte. O
>cliente vai sentir-se mais seguro e voce mostra profissionalismo.
>
>corretivo: nao tem jeito, voce tem que fazer, estime um numero de horas
>(talvez 15%, 20% do tempo total) para este suporte e inclua no preco final
>
>funcional e preventivo: aqui voce pode cobrar, mas deixe claro isto na sua
>proposta, ele paga se quiser, e' uma forma de voce ter uma receita depois da
>instalacao e continuar atendendo o cliente
>
>Tem tambem aquelas ligacoes que o cliente faz para buscar informacoes de
>forma despretenciosa, informal (como se estivesse "nao me cobre por isto",
>perguntando como se isto ou aquilo. Neste caso voce tem que saber
>administrar. Quando e' coisa simples da' pra responder na bora e ir levando.
>Quando e' um tema mais complexo voce pode usar o justo argumento que precisa
>fazer uma pesquisa e que isto pode levar tempo (voce esta dizendo para o
>cliente "vou cobrar" indiretamente). Finalmente voce fuzila com um "vou
>passar um orcamento". Entao ele decide.
>
>Voce pode oferecer um suporte telefonico tambem, o qual "deve" ser cobrado.
>Informe isto na sua proposta.
>
>Tem a questao do conhecimento. O tempo e dinheiro que voce ja investiu para
>saber o que sabe. E' um componente do preco tambem. Cada servico que voce
>vai fazer precisa ajudar a pagar este investimento, afinal voce nao nasceu
>sabendo BSD, redes, seguranca,etc,etc
>
>Faca um levantamento desta solucao se o cliente fosse comprar licencas.
>Sera' um bom argumento.
>Inlua os beneficios financeiros que o cliente vai ter com esta solucao. Tudo
>ajuda na hora de fechar.
>
>Analisando todos estes fatores fica claro porque nao e' possivel cobrar
>somente o tempo utilizado para realizar o trabalho. Tem muito trabalho
>depois, tem sua responsabilidade, investimento em conhecimento, etc. Este
>servico pode funcionar como vitrine para novos negocios. Fazendo uma conta
>rapida: se voce precisa x horas para fazer o trabalho, acrescente 50%, no
>minimo.
>
>O problema do concorrente que cobra muito menos pode ser contornado.
>Relacione detalhadamente todas as funcionalidades, exemplo: ipfw2, ldap,
>nat, squid+acls,postifix, filtro de conteudo, antivirus, webmin para modulos
>x,y,z, dominios, virtuais, scripts, jail,etc. Se o concorrente estiver
>oferecendo exatamente o mesmo que voce, ele precisa saber no minimo o mesmo
>que voce. Isto ja filtra muita gente. Questione o cliente: o concorrente
>esta oferecendo exatamente as mesmas funcionalidades? Explicitou questoes de
>suporte? Se o concorrente convencer o cliente que ele precisa de um fusca,
>voce perde. Se voce convencer o cliente que ele precisa de uma ferrari, voce
>ganha. Se o cliente quer um fusca, deixe o orgulho de lado e venda um fusca.
>E' assim que funciona. Mas, tenha tudo documentado: "estou oferecendo um
>fusca porque voce quer um fusca". Um fusquinha bem regulado nao e' tal mal
>assim.
>
>No mais, boa sorte (turma desculpe o texto longo)
>
>
>
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-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
William David Armstrong
System Administrator Bio Systems.
http://biohazard.kick-ass.org:8080/
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