[FUGSPBR] [OT] Infra-estrutura: bad cksum

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Qui Out 30 21:14:33 BRST 2003


	Ola,

On Thu, 30 Oct 2003, Mário Augusto Cardia wrote:

> Estou comecando a achar que isto é normal devido a proporcao 100/1 Mbps (Rede/Link).
> O que eu quero saber é o seguinte: existe uma quantidade normal de bad chsum em uma rede?
> se existe, tem como medir?

	Sou suspeito, mas creio que nao.
	Antes de qualquer coisa, voce precisa saber exatamente onde estao
ocorrendo os erros de checksum (IP, TCP, UDP?). O checksum no IP (e no
TCP) na verdade serve para dar uma garantia adicional para a integridade
dos dados e eh calculada primeiramente pela maquina que envia o pacote. A
propria camada de enlace geralmente ja detecta (e as vezes corrige) muitos
desses erros por meios de codigos de redundancia ciclica (os famosos CRC),
que sao muito mais eficientes. Trafego e carga de CPU teoricamente nao
poderiam atrapalhar o algoritmo :-)
	Erros de checksum frequentes podem indicar problema de hardware
e/ou software da maquina remetente do pacote, mas se isso ocorre com TODAS
os equipamentos na sua rede, fica dificil dizer.

	Se o problema do checksum fosse em nivel de rede, eu chutaria que
o "ambiente" da sua rede nao eh muito bom. Nesse caso, seria bom verificar
se voce nao tem cabos eletricos (especialmente os de alta corrente)
passando em paralelo aos fios por longas distancias ou outros equipamentos
que possam estar causando interferencia. Ja ouvi historias (de fontes
confiaveis) de celulares atrapalhando a medicao de balancas eletronicas e
de telefones sem fio interferindo com a operacao de access points
wireless... Quem sabe nao eh algo do tipo?

	Portanto, se o seu problema de checksum esta apenas no IP, seria
bom verificar novamente as maquinas que enviam pacotes estranhos. :-) Fica
um pouco dificil estimar as perdas e erros nas camadas superiores, mas eu
acho MUITO dificil passar um erro de transmissao ateh o IP, exceto se
houver algum problema de processamento...

	E por ultimo, se o problema eh no TCP, acho que estamos com o
mesmo problema :-)

	Numa maquina:

                924028666 discarded for bad checksums

	e em outra:

                5238883163 discarded for bad checksums

	Dica: Se voce usa placas 3Com da serie 905B/C ou mais novas, elas
tem recursos de calcular por hardware o checksum de IP, TCP e UDP.
Acredito que todos os BSDs jah aceitem esse recurso. Isso nao vai resolver
seu problema, mas o calculo eh feito de forma a liberar o processador da
sua maquina. Quem sabe se afinal de contas, a maquina onde voce esta
passando o tcpdump eh a que esta calculando o checksum errado ou
atrapalhando os pacotes? :)

	Alem disso, se o seu link eh so' de 1mbps e sua LAN usa switches e
roda a 100, creio que mesmo que os pacotes tivessem que ser retransmitidos
duas, tres, quatro vezes que seja, isso nao atrapalharia consideravelmente
a performance...

	[]s
	Ricardo.

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