[FUG-BR] PF e QoS
João Paulo Just
jp em justsoft.com.br
Sáb Abr 30 16:23:13 BRT 2005
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Hash: SHA1
Olá pessoal.
Estou tentando implementar QoS na rede da minha casa com FreeBSD 5.3,
mas na prática não está funcionando como deveria.
Tenho uma conexão DSL de 768 Kbps (256 Kbps para upload) e usei o IPFW
para limitar a banda com quatro computadores. Cada um pode atingir no
máximo 256 Kbps de download e 85 Kbps de upload:
- --
/sbin/ipfw pipe 1 config bw 256Kbit
/sbin/ipfw pipe 2 config bw 85Kbit
/sbin/ipfw add 1 pipe 1 ip from any to 192.168.0.1 in recv tun0
/sbin/ipfw add 2 pipe 1 ip from any to 192.168.0.2 in recv tun0
/sbin/ipfw add 3 pipe 1 ip from any to 192.168.0.3 in recv tun0
/sbin/ipfw add 4 pipe 1 ip from any to 192.168.0.4 in recv tun0
/sbin/ipfw add 5 pipe 2 ip from 192.168.0.1 to any out xmit tun0
/sbin/ipfw add 6 pipe 2 ip from 192.168.0.2 to any out xmit tun0
/sbin/ipfw add 7 pipe 2 ip from 192.168.0.3 to any out xmit tun0
/sbin/ipfw add 8 pipe 2 ip from 192.168.0.4 to any out xmit tun0
- --
Esta parte está OK. Mas um dos usuários usa a conexão para jogar dois
jogos on-line (portas UDP 27015 e 27016 para um dos jogos e TCP 5000 e
5001 para o outro). Tentei dar prioridade para as portas do jogo com PF.
No meu arquivo /etc/pf.conf tenho (tun0 é a interface PPPoE):
- --
scrub in all
altq on tun0 cbq bandwidth 768Kb queue { std, jogo }
queue std priority 1 cbq(default)
queue jogo priority 7 cbq(borrow)
pass in on tun0 inet proto udp from any to any port 27015 keep \
state queue jogo
pass out on tun0 inet proto udp from any to any port 27015 keep \
state queue jogo
pass in on tun0 inet proto udp from any to any port 27016 keep \
state queue jogo
pass out on tun0 inet proto udp from any to any port 27016 keep \
state queue jogo
pass in on tun0 inet proto tcp from any to any port 5000 keep \
state queue jogo
pass out on tun0 inet proto tcp from any to any port 5000 keep \
state queue jogo
pass in on tun0 inet proto tcp from any to any port 5001 keep \
state queue jogo
pass out on tun0 inet proto tcp from any to any port 5001 keep \
state queue jogo
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Na prática, o jogo não tem a performance esperada quando algum dos
outros computadores usa a conexão no seu limite. Há alguma coisa errada
na minha configuração? Ficaria agradecido se alguém ajudasse.
Obrigado.
- --
João Paulo Just Peixoto
Linux User #329704
http://counter.li.org/
- --
Graduando em Ciência da Computação
Universidade Estadual de Santa Cruz, BA
- --
Ilhéus, BA
(75) 8104-8473
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Comment: Using GnuPG with Thunderbird - http://enigmail.mozdev.org
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