[FUG-BR] Lag em jogos

"Fabrício F. Kammer" ffkammer em conchalnet.com.br
Sábado Julho 22 09:51:37 BRT 2006


Bom dia William,,

Esses testes já havia feito... a latência do ping para fora de minha 
rede raramente ultrapassa os 80ms... Tbm tenho o nr de conexões p2p 
limitadas diretamente em meus APs (uso mikrotik neles)...

Só não tenho um controle de QoS para os jogos, apenas para voip...

Tenho o MRTG rodando monitorando o link principal (pps/bps) e o tráfego 
dos clientes... realmente não sei o que fazer, estou com banda sobrando 
em meu link principal, nao tenho problemas de desempenho nas torres, mas 
há lag em jogos

Preciso de algum esquema de QoS eficiente, se alguém tiver algum esquema 
de regras para isso ficarei grato.

[]s

FAbrício

William David FUG-BR escreveu:
> Como vc disse ta num radio
> 
> cata um notebook espeta um cartao  vai  +/- onde os  clientes que reclamam
> instala o steam ( vulgo CS / HALF LIFE )  abre a tela de server e
> fica  medidno o PING  nos servidores do uol terra e  demais se o ping
> ficar entre 30 ~ 90  ta ótimo oago sem lag 100 ~ 180 ms  ta  medio da
> pra jogar  vc vai toma uns hs cagado nao se sabe da onde mas  belesma
>  acima de 200 ms  esquece que  ta uma bosta não ha condições  de jogar
> com ping acima disto
> 
> faz este teste   e use um mrtg symon rrdtool  para  monitorar o link o
> proprio monomom ja ajuda
> monitora ele 1 dia inteiro e veja +/-  como fica o ping
> 
> o PFSENSE tem isso ja da pra  saber  como ta o status do seu link.
> 
> tenho um link adsl de 600 k  / 512 k  deixo  o bittorrent 24h ligado
> com  up e down em 30KBytes  media de 315 conexoes simultaneas jogo CS
> com ping de 160 ms   ai vc ja pode ter uma média
> 
> o ideal é um QoS na sua rede para vc limitar os pontos   colocando
> prioridade minima pra serviços de email  que costumam conter anexos
> gigantes  , www é  médio  flimita os  arquivos  pesados  como eu ja
> mencionei. os  jogos usam uma banda  muito baixa  no max uns 10Kbytes
> mas o  trafego  agregado é  animal assim acaba  prejudicando  o estes
> serviços
> 
> estude  uma maneira de colocar um modelo de limitar a banda dos
> serviços sem ferrar o seu sistema.
> 
> tente configurar isto tb ja deve otimizar bastante o trafego www
> 
> Acelerador de conexões dial-up para provedores de acesso
> http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1506#
> 
> 
> como foi falado
> emule e  kazza são destruidores de AP entao para evitar isso limita o
> numero de conexoes por ip isso deve ajudar  poe uns 200 por ip  dai
> nao importa o que ele abirir vai ficar limitado nisso.;
> 
> 
> Em 21/07/06, "Fabrício F. Kammer"<ffkammer at conchalnet.com.br> escreveu:
>> Pensei nisso tbm, mas o cliente garante que se ele testa em um link
>> speedy, o jogo funciona legal, com pouquíssimo lag.
>>
> 
> 


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