[FUG-BR] Lag em jogos
"Fabrício F. Kammer"
ffkammer em conchalnet.com.br
Sábado Julho 22 09:51:37 BRT 2006
Bom dia William,,
Esses testes já havia feito... a latência do ping para fora de minha
rede raramente ultrapassa os 80ms... Tbm tenho o nr de conexões p2p
limitadas diretamente em meus APs (uso mikrotik neles)...
Só não tenho um controle de QoS para os jogos, apenas para voip...
Tenho o MRTG rodando monitorando o link principal (pps/bps) e o tráfego
dos clientes... realmente não sei o que fazer, estou com banda sobrando
em meu link principal, nao tenho problemas de desempenho nas torres, mas
há lag em jogos
Preciso de algum esquema de QoS eficiente, se alguém tiver algum esquema
de regras para isso ficarei grato.
[]s
FAbrício
William David FUG-BR escreveu:
> Como vc disse ta num radio
>
> cata um notebook espeta um cartao vai +/- onde os clientes que reclamam
> instala o steam ( vulgo CS / HALF LIFE ) abre a tela de server e
> fica medidno o PING nos servidores do uol terra e demais se o ping
> ficar entre 30 ~ 90 ta ótimo oago sem lag 100 ~ 180 ms ta medio da
> pra jogar vc vai toma uns hs cagado nao se sabe da onde mas belesma
> acima de 200 ms esquece que ta uma bosta não ha condições de jogar
> com ping acima disto
>
> faz este teste e use um mrtg symon rrdtool para monitorar o link o
> proprio monomom ja ajuda
> monitora ele 1 dia inteiro e veja +/- como fica o ping
>
> o PFSENSE tem isso ja da pra saber como ta o status do seu link.
>
> tenho um link adsl de 600 k / 512 k deixo o bittorrent 24h ligado
> com up e down em 30KBytes media de 315 conexoes simultaneas jogo CS
> com ping de 160 ms ai vc ja pode ter uma média
>
> o ideal é um QoS na sua rede para vc limitar os pontos colocando
> prioridade minima pra serviços de email que costumam conter anexos
> gigantes , www é médio flimita os arquivos pesados como eu ja
> mencionei. os jogos usam uma banda muito baixa no max uns 10Kbytes
> mas o trafego agregado é animal assim acaba prejudicando o estes
> serviços
>
> estude uma maneira de colocar um modelo de limitar a banda dos
> serviços sem ferrar o seu sistema.
>
> tente configurar isto tb ja deve otimizar bastante o trafego www
>
> Acelerador de conexões dial-up para provedores de acesso
> http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1506#
>
>
> como foi falado
> emule e kazza são destruidores de AP entao para evitar isso limita o
> numero de conexoes por ip isso deve ajudar poe uns 200 por ip dai
> nao importa o que ele abirir vai ficar limitado nisso.;
>
>
> Em 21/07/06, "Fabrício F. Kammer"<ffkammer at conchalnet.com.br> escreveu:
>> Pensei nisso tbm, mas o cliente garante que se ele testa em um link
>> speedy, o jogo funciona legal, com pouquíssimo lag.
>>
>
>
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