[WWW FUG-BR] Asterisk de novo

M. Araujo araujo em bsdmail.org
Sábado Julho 15 20:19:02 BRT 2006


Seugue em anexo o 2 artigo.....
Favor mandar novamente se ouver modificações ou inserções de novo 
conteudo .......

Manda um feed-back ai, botamos amanha no final da noite.


> ----- Original Message -----
> From: "Patrick Tracanelli" <eksffa em freebsdbrasil.com.br>
> To: "Lista para comunicação Interna dos mantenedores do Sítio Web 
> da FUG" <www em fug.com.br>
> Subject: [WWW FUG-BR] Asterisk de novo
> Date: Sat, 15 Jul 2006 14:00:21 -0300
>
>
>
> Araujo,
>
> Coloquei la, acho que ficou bom. Acho que nem precisa dar mais enfase
> nas letras nao, ficou blz depois que eu vi. Ta rotacionando la com as
> outras propagandas.
>
> Agora acho que ficaria bacana escrever do lado, em letras brancas na
> verticam "Serie de 3 artigos" so pra pessoa entender do que eh a
> propaganda =)
>
> Ah, e uma coisa, os outros 2 artigos da serie, voce ja pensou em colocar
> como continuidade desse? No mesmo documento e tal. Ai a pessoa nao tem
> que entrar em 3 URLs diferentes, e a propaganda sempre linka ja pro
> documento "completo".
>
> No Joomla tem um Insert Page Brake, que divide o conteudo em varias
> paginas, talvez fosse interessante dividir os 3 artigos em 3 paginas de
> uma mesma URL :-) Quando necessario da pra linkar direto pra segunda ou
> terceira pagina, ja que o joomla permite isso.
>
>
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> Patrick Tracanelli
>
> FreeBSD Brasil LTDA.
> (31) 3281-9633 / 3281-3547
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-------------- Próxima Parte ----------
Dando continuidade na serie de artigos FreeBSD + Asterisk, vamos abordar o uso de VOICEMAIL e mobilidade em planos de discagem, como SIGA-ME se eu estiver indisponivel ou SIGA-ME se eu estiver ocupado.
Iremos passar por uma pequena "preparação" sobre o uso do ASTDB(Asterisk Data Base) e algumas váriaveis de ambiente nativas do Asterisk.

1 - Introdução a mobilidade em telefonia convencional.

	Nos últimos tempos a falta de informação ou a desconexão seja ela nas vias convêncionais (EMAIL, IM, TELEFONE FIXO e CELULAR), podem acarretar em prejuizos financeiros, em perda de negocios ou até mesmo, perder aquela cervejinha com os amigos.

	- História da telefonia convencional.

	Imagine-se em seu escritório aguardando uma ligação de um importante cliente. Seu celular toca, e após desliga-lo, sem planejar, sua esposa pede que você busque as crianças imediatamente na "ESCOLA".
	Você então redireciona as ligações do seu TELEFONE FIXO para seu CELULAR, usando os recursos de SIGA-ME de sua operadora LOCAL. O cliente liga para seu escritório e após algumas chamadas é redirecionado para seu CELULAR.
	Infelizmente seu CELULAR esta fora de AREA e ao perceber a mensagem da caixa postal o cliente desliga.

	"Conclusão, sua imagem denegrida e falta de profissionalismo."

	- Agora esta mesma história, na versão IP.

	Antes de sair para buscar as crianças, você acessa um menu administrativo e grava uma mensagem para seu cliente e redireciona a ligação para seu celular. Agora você desliga seu ATA e juntos vão em busca das crianças na "ESCOLA".
	O cliente liga para seu escritório, o Asterisk verifica que seu ATA esta INDISPONIVEL e redireciona a ligação para seu CELULAR, verificando que a ligação não completou, o Asterisk redireciona novamente o cliente para a mensagem que você gravou anteriormente.
	Antes de você levar as crianças até em casa, uma rápida parada em um CyberCafé, pluga o ATA na INTERNET, acessa sua caixa de VOICEMAIL e entra em contato com o cliente via Asterisk, usando a linha do seu escritório.

	"Conclusão, eficiência e profissionalismo."

2 - Configurando o VOICEMAIL no Asterisk.

	Vamos editar o arquivo voicemail.conf.

	nagazaki# pwd
	/usr/local/etc/asterisk
	nagazaki# vi voicemail.conf

	Vamos descomentar 2 parametros e adicionar um usuário e senha de VOICEMAIL.

	usedirectory=yes
	searchcontexts=yes 

	No final do arquivo configuramos o usuario do VOICEMAIL.

	[escritorio]
	include => general
	9010 => 1212,Marcelo Araujo,<EMAIL PROTECT>

	A configuração básica para uma conta VOICEMAIL.

	NUMERO => SENHA,NOME DO USUARIO,EMAIL

3 - Aplicando o redirecionamento do VOICEMAIL no seu plano de discagem.

	Editando o arquivo extensions.conf, vamos montar uma plano de discagem para um usuário SIP pré-configurado.

	exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo,20)
	exten => 9010,2,Voicemail(9010 em escritorio)
	exten => 9010,3,Hangup()

	Ligando para o número "9010" após 20 segundos se a chamada não for atendida, o originador sera redirecionado ao VOICEMAIL, recebendo uma mensagem padrão solicitando que "deixe sua mensagem após o sinal".

	Agora iremos configurar um menu administrativo para nossa conta de VOICEMAIL.
	Editando o arquivo extensions.conf, vamos criar um número de acesso a nossa conta VOICEMAIL.

	exten => 90109,1,VoiceMailMain(9010 em escritorio)
	exten => 90109,Hangup()

	Existe um projeto chamado ASTERISK-BR que se propoem em converter os prompts DEFAULTS do Asterisk para a lingua nativa PT_BR.
	
	Discando para o número "90109", sera solicitado a senha da conta "1212" configurada no arquivo voicemail.conf, iremos ser redirecionados a um MENU com diversas opções como:

		Gravar mensagem de indisponivel.
		Gravar mensagem de ocupado.
		Dentre outras opções......

	Antes de usarmos algumas opções de mensagens personalizadas, é vital o entendimento de algumas váriaveis nátivas do Asterisk.

4 - Asterisk DIALSTATUS.

	O Asterisk nos permite identificar o status de um cliente ou canal conectado no IPBX através de uma váriavel de ambiente chamada DIALSTATUS.
	Vamos abordar apenas 2 status CHANUNAVAIL e BUSY, excenciais para um melhor controle nos planos de discagem.

	Editando o arquivo extensions.conf, inserimos em um plano de discagem as seguintes extensões.

	exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo)
	exten => 9010,2,Goto(9010-${DIALSTATUS},1)
	exten => 9010-BUSY,1,Dial(SIP/marcelo)
	exten => 9010-CHANUNAVAIL,1,Dial(SIP/secretaria)

	Neste exemplo ao recebermos uma chamada no número "9010" e o mesmo estiver OCUPADO(Busy) por já estar recebendo ou efetuando uma ligação e/ou CHANUNAVAIL(INDISPONIVEL) por não estar autenticado, o originador sera redirecionado para:

	Caso ocupado = Cliente SIP "marcelo".
	Caso indisponivel = Cliente SIP "secretaria".

5 - Asterisk GoToIf.

	Podemos adicionar um controle de fluxo nas extensões do plano de discagem, facilitando a tomada de decisões no encaminhamento da chamadas.
	Antes de editarmos o arquivo extensions.conf, ligue para o menu administrativo da sua caixa de VOICEMAIL e grave as mensagens de INDISPONIVEL e OCUPADO.
	
	No arquivo extensions.conf, vamos criar um plano de discagem inteligente para redirecionar nossas ligações.

	exten => 9010,1,Dial(SIP/araujo)
	exten => 9010,2,GoToIf($[${DIALSTATUS} = CHANUNAVAIL]?4)
	exten => 9010,3,GoToIf($[${DIALSTATUS} = BUSY]?5)
	exten => 9010,4,Hangup()
	exten => 9010,5,Voicemail(u9010 em escritorio)
	exten => 9010,6,Voicemail(b9010 em escritorio)

	Quando discarmos para o número "9010", caso o status do cliente SIP "araujo" esteja INDISPONIVEL, o originador da chamada é redirecionado a extensão 5 e se o status for OCUPADO, sera redirecionado para a extensão 6. Se o status do cliente SIP não for nenhum dos 2, a conexão é encerrada.
	Nas extensões 5 e 6, podemos perceber a letra "u" e "b" na frente da nossa conta de VOICEMAIL.

	"u" = Unavail (INDISPONIVEL).
	"b" = Busy (OCUPADO).

	Usando estas duas opções, podemos redirecionar o originador da chamada para o status correto em que se encontra o nosso número de telefone.

6 - Introdução ao ASTDB (Asterisk Data Base).

	O Asterisk nativamente suporta o BDB(Berkeley Data Base) dentre outros bancos de dados que suportem acesso via ODBC e alguns outros através de API'S, exemplo o Mysql.
	Vamos criar um plano de discagem no arquivo extensions.conf e usaremos algumas funcionalidades de redirecionamento via ASTDB.

	exten => 9010,1,Dial(SIP/marcelo)
	exten => 9010,2,Goto(9010-${DIALSTATUS},1)
	exten => 9010-BUSY,1,Dbget(redir=forward/9010)
	exten => 9010-BUSY,2,Dial(SIP/${redir})
	exten => 9010,3,Hangup()

	Vamos startar o asterisk e usar a CLI(Prompt de comando) para manipular os redirecionamentos das ligações.

	nagazaki# asterisk -vvvvvvvvvc

	*CLI> database put forward 9010 marcelo 
	Updated database successfully
	*CLI>

	Podemos acompanhar todo o processo de redirecionamento nos logs do Asterisk(CONSOLE CLI).

	-- DBget: varname=redir, family=forward, key=9010
    	-- DBget: set variable redir to marcelo 
    	-- Executing Dial("SIP/araujo-0366", "SIP/marcelo") in new stack
    	-- Called marcelo 
    	-- SIP/marcelo-914e is ringing

	Para verificar e deletar os redirecionamentos na base ASTDB.

	*CLI> database show forward 9010
	/forward/9010                                     : marcelo 
	*CLI> database del forward 9010
	Database entry removed.
	*CLI>

	OBS = Caso você adicione um redirecionamento no ASTDB, esse redirecionamento torna-se permanente mesmo após um restart no Asterisk.


7 - Conclusão.

	Mobilidade é a palavra do momento, estar conectado na INTERNET em qualquer lugar do MUNDO, poder ter um único número de telefone e receber estas ligações na EUROPA, CHINA e no BRASIL. Redirecionar ligações para outros números ou para vários números, trabalhar em HomeOffice tendo o ramal do escritório disponivel em sua casa. Originar chamadas e ter vários números de telefones em localidades diferentes no mesmo aparelho.
	Todos esses sonhos de um mundo moderno desenvolvido gratúitamente e testado por milhões de Engenheiros, desenvolvedores e apaixonados pela escolha de compartilhar experiências, digitando códigos e revolucionando a história.
	O Software Livre nunca teve um impacto tão grande como este, chegando aos poucos para modificar todos os conceitos de TELEFONIA e TELECOMUNICAÇÕES.

	-
	Marcelo Araujo
	araujo at fug dot com dot br.


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