[FUGSPBR] Counter Strike Server no FreeBSD
Capriotti
capriotti em fugspbr.org
Sex Nov 8 21:34:18 BRST 2002
Eciste uma "característica" do Half Life e Counter Strike que ninguém
documentou, mas eu acabei de tirar de "saca-rolha" do pessoal da Valve
Software:
Se o mapa for muito grande (arquivo .wad ou .bsp maior que 3 MB) o servidor
fica lento ! O tempo de latência ("ping") fica horrível.
Outra coisa: dependendo da complexidade da região onde VC esteja no mapa a
;atência pode ficar maior ou menor. Diratamente proporcional: Quanto mais
complexa, mais lento.
E o servidor HL não começa a tomar mais recursos da máquina por causa
disso. Ainda estou esperando uma posição da Valve a esse respeito, mas vou
começar a pesquisar por mim mesmo.
Quem quiser ajudar, por favor, seja bem-vindo.
[]s
Capriotti
At 03:17 PM 11/7/2002, you wrote:
>Complementando alguns passos que eu esqueci de explicar, na correria:
>
>
>At 09:49 AM 11/7/2002, you wrote:
>>Para aqueles que se interessaram em montar um servidor CS no FreeBSD,
>>acabei de faze-lo, mas não é tão direto quanto se acredita, nem ao menos
>>é parecido com Linux.
>>
>>Passos básicos:
>>
>>1) Instale/atualize a árvore dos ports com o cvsup (favor consultar
>>documentação específica)
>>
>>2) Instalar a compatibilidade de Linux mais atualizada
>>(/stand/sysinstall); Consulte documentação específica. Por volta de 24 MB.
>>
>>3) Baixar o pacote
>>http://gwforum.net/cs/ua/HL_CS_Files/halflife/hlds_l_3110_full.bin
>
>(por volta de 118 MB)
>
>>Esse arquivo pode ser baixado de vários outros pontos na Internet. Use o
>>Google ou similar para procurar. (esse é o SERVIDOR de Half Life
>>propriamente dito, o "engine" que roda o MOD Counter Strike.)
>
>Coloque-o em /usr/ports/distfiles
>
>Neste caso esse já é o binário de Linux. É um arquivo auto-descompactável
>que tem a licensa de uso. Caso você concorde com ela, o arquivo irá
>descompactar o pacote .tar.gz completo no diretório local, que no FreeBSD
>TEM QUE SER o /usr/ports/distfiles .
>
>
>>4) Baixar o pacote de atualização para Counter Strike mais atual (1.5, hoje)
>>O link
>>http://gwforum.net/cs/ua/HL_CS_Files/cstrike/lin_server/cs_15_full.tar.gz
>>funciona bem, mas continua valendo o comentário anterior. Por volta de
>>108 MB.
>
>Coloque-o em /usr/ports/distfiles
>
>Esse não precisa executar. O conteúdo do arquivo vai ser usado para
>"patchear" o módulo de Linux hlds, e isso vai acontecer quando VC der um make.
>
>>5) tudo pronto para começar a compilar;
>>
>>execute
>>
>>cd /usr/ports/games/halflifeserver/
>>
>>make
>>
>>make install
>>
>>(provavelmente este passo 5 e o seguinte são redundantes, ou, na pior das
>>hipóteses, iguais, mas foi assim que eu fiz, e ainda não tive tempo de
>>testar outro modo)
>>
>>6) execute
>>
>>cd /usr/ports/games/hlserver-cs/
>>
>>make
>>
>>make install
>>
>>7) Edite o arquivo de configuração do servidor em
>>
>>/usr/compat/linux/usr/games/hlds_l/cstrike/server.cfg
>>
>>o meu está assim:
>>
>>// disable autoaim
>>sv_aim 0
>>
>>// disable clients' ability to pause the server
>>pausable 0
>>
>>// default server name. Change to "Bob's Server", etc.
>>hostname "Cap_BR"
>>
>>// maximum client movement speed
>>sv_maxspeed 320
>>
>>// 20 minute timelimit
>>mp_timelimit 20
>>
>>sv_cheats 0
>>
>>rcon_password "senhadoserverCS"
>>mp_c4timer 30
>>mp_flashlight 1
>>mp_footsteps 1
>>mp_friendlyfire 1
>>mp_autoteambalance 1
>>mp_freezetime 6
>>mp_roundtime 3
>>mp_maxrounds 0
>>mp_mapvoteratio 0.8
>>mp_forcechasecam 0
>>
>>Finalmente rode o servidor como USUÁRIO NÃO PRIVILEGIADO (não root, ou
>>não pertencente ao grupo wheel). Comando:
>>
>>./usr/compat/linux/usr/games/hlds_l/hlds_run -game cstrike + maxplayers 6
>>+ exec server.cfg + map de_dust &
>>
>>(tudo em uma linha só, claro. Preste atenção no "." no início do comando
>>e o "&" no final!)
>>
>>Com isso um servidor CS básico vai estar rodando em background, sem
>>senha, para os usuários.
>>
>>Lembre que assim que VC inicia o servidor ele vai:
>>
>>-Baixar atualizações do site principal
>>-publicar-se como sendo um servidor público nas listas internacionais
>>(portanto VC vai ser conhecido em todo o mundo)
>>-se seu servidor estiver por trás de um firewall e/ou gateway, e com IP
>>reservado (192.168.x.y, 10.x.y.z, 172.16.x.y) o IP do GATEWAY vai ser
>>publicado como sendo de um servidor de jogo, e várias requisições de
>>conexão (porta udp 27015/27005), informação (porta udp 27010) passarão a
>>acontecer entre o servidor de jogo e a Internet, ou o GATEWAY e a internet.
>>
>>Para tornar público um servidor de jogo, mantendo-o por trás do
>>firewall/gateway, use o redirecionamento do natd ou similar da seguinte
>>maneira:
>>
>>todas as conexões chegando para o gateway para udp 27015 devem ser
>>redirecionadas para o ip interno do servidor de jogo.
>>
>>O servidor de CS é muito econômico e estimo que consuma por volta de 3 a
>>4% dos recursos de processamento de um Pentium 3 500 MHz com 128 MH de
>>ram (rodando apenas isso) por jogador conectado. O único probleminha é
>>que - pelo que eu interpretei do TOP - ele ocupa algo como 53 MB de
>>memória ram.
>>
>>Calculo uma média de 3.5 KBytes/s de saída e 2.5 Kbytes/s de entrada de
>>dados, por cliente (jogador) conectado. Ou seja, donos de speedy 256/128,
>>sinto muito mas não vão jogar mais do que 4 pessoas no seu server
>>(remotamente), com boa performance. Esse consumo de banda não é estável,
>>e varia muito durante o jogo, não atinei exatamente o porque.
>>
>>Dica: Para tornar o jogo balanceado entre jogadores remotos e locais, use
>>o pipe do ipfw para reduzir a velocidade e alterar o tempo de resposta da
>>conexão local, e equalizar o tempo de resposta. O tempo de resposta de um
>>cliente pode ser verificado durante o jogo apertando a tecla tab. Esse
>>tempo de resposta é conhecido como "ping" pela comunidade CS (mas
>>designado como "latency"), e estando entre 35 e 45 é considerado
>>excelente. "Pings" de 100 e acima dificultam em muito o jogo para esse
>>determinado cliente (vira presa fácil).
>>
>>Clientes na rede interna deverão ter um "ping" de aproximadamente 15 a
>>40, com bastante flutuação.
>>
>>Ainda não tenho os comandos mais avançados do servidor de CS e
>>agradeceria se alguém os passasse para mim.
>>
>>Se VC tem um servidor um pouco mais avantajado que está funcionando só
>>como DNS ou coisas pequenas, taí uma máquina ideal para fazer uma
>>servidor de Couter Strike.
>>
>>[]s
>>
>>Capriotti
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>Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
>Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
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