[FUGSPBR] Re: (linux-br) O porblema do Free Software (era: Exchange) - Longo e sem intenção de gerar flamewar...
Rogerio Araujo (SOCS)
araujo.r em socs.com.br
Sáb Nov 23 13:37:31 BRST 2002
>
> Quanto ao suporte prestado pelas distros, eh tudo igual o suporte so
> abrange basicamente a instalacao, se o usuario ja tem um problema que
> nao o trivial todas elas nao tem uma resposta propria para dar, sempre
> te mandam um email dizendo para voce acessar um HOWTO qualquer que
> possivelmente tem a resposta para seu problema, voce vai la... pega a
> tal documentacao faz tudo igual o que esta escrito e no final a sua
> distro eh diferente em alguma configuracao, justamente na hora do vamo
> ve que voce percebe que esta desamparado e precisa da ajuda de um
> especialista "CERTIFICADO".
isso esta plenamente correto. Sou um leitor compulsivo e pude anotar que
04 em 10 howtos nao ajudam em nada, ao contrario so atrapalham o
processo de instalacao. Outras 03 ajudam o usuario mas ainda tem pontos
distintos do software que estamos instalando e apenas 03 howtos
realmente sao esclaredoras.
>
> O que falta no Free Software ainda eh uma padronizacao no
> desenvolvimento, documentacao mais clara e as distros tem que aprender a
> nao inventarem configuracoes diferentes, na minha opniao uma distro deve
> apenas cuidar do empacotamente em ligua nativa e aperfeicoamento das
> interfaces de instalacao e configuracao dos softwares que ela se propoe
> a distribuir no seu pacote, isto porque hoje voce pega um Slack e
> compara com RH ou Mandrake e ve que os pacotes sao os mesmos, mas na
> hora de instalar ve que tudo esta em lugares diferentes, eh ai que o
> usuario novato fica P pois os HOWTO da vida sempre sao escritos com base
> nos pacotes originais mas na pratica eh tudo diferente.
acredito queo united linux ira resolver em grande parte este problema.
Caso de tudo certo logo mais a redhat e outras distros terao que se
adequar ao padrao proposto por ela. isso sera um ponto de coesao no
linux. Estou confiante no processo da UL , espero nao estar errado. A
documentao hoje esta muito mais clara que antes. Mas ainda tem pontos
negativos. Cito o exemplo recente do chiliasp. Eu instalei ele
perfeitamente, nao fiz absolutamente nada diferente do que reza o guia
de instalacao. Mas um amigo aqui da lista nao conseguiu o mesmo. Obvio
que alguma coisa mudou entre o redhat 7.2 (o meu) e o redhat 8.0 (o
dele). Nao deveria ocorrer isso.
>
> Enquanto isso no lado obscuro do reino M$, para quem ja usou o suporte
> deles eh so dar uma ligada, falar com um misero atendente de
> telemarketing e ter uma resposta sobre o problema praticamente na hora,
> na grande maioria dos casos, nao estou defendendo ninguem, mas um ditado
> popular diz que o barato sai caro, e eh verdade.
isso esta mais incorreto que eu dizer que o Serra ganhou as eleicoes.
Tive uma experiencia amarga e vou compartilhar com os amigos. Trabalhei
em um supermercado aqui em sao luis. Tudo legalizado, office, windows
98/windowss 2000/NT 4.0, dos 6.22 (nos pdvs), norton antivirus,
programas comerciais, tudo. As maquinas todas homologadas pela itautec.
Tivemos problemas na instalacao do windows 2000 e em algumas maquinas
com o windows 98. Nada conseguia instalar e todas as tentativas fora
inuteis. Contactei o suporte e o resultado foi uma merdaaaa. Os caras la
nao sabiam nada, sabiam menos que eu, nunca resolveram um problema
sequer. Mandavam constantemente eu ligar para a itautec , o pessoal da
itautec mandava ligar para eles. olhar knowledge , procurar no site da
microsoft e nada. Tive que instalar o windows 2000 professional ( e
claro , pagar as licencas deles) as do windows 98 que foram compradas
ficaram na prateleira ocupando espaco. Eh muito relativo dizer que o
telemarketing da M$ funciona. Pra mim nao rolou nada .
>
> O FS quer atingir um publico que esta mais interessado em sentar na
> frente de uma maquina e apenas se concentrar no trabalho que precisa
> fazer, esse publico nao esta interessado em saber que existe pilhas de
> protocolo, diretivas de seguranca, scripts montar e desmontar volumes,
> enquanto isso nao acontece ainda vamos ter que nos sujeitar a pagar
> licencas de utilizacao.
isso esta correto. Quanto mais simples se tornar o linu para usuarios
leigos melhor. Estou isando o linux em 100% do meu tempo e vejo que hoje
eh possivel um usuario avancado utilizar, mas um usuario comum teria
alguns pequenos problemas, nada serio, mas ainda assim dificultaria
para ele.
>
> Agora vou encerrando porque ainda tenho que conferir porque meu
> GroupWare nao esta no ar tenho ums HOWTO para decifrar!!!!
se for iserverd verifica se tu atualizou o postgress e ele nao
sobrescreu algum aquivo de configuracao. Isso causa um problema
tremendo.
Rogerio Araujo
Telecomunicacoes e Redes
S.O Comercio e Servicos Ltda
araujo.r em socs.com.br
araujo.r em terra.com.br
(98) 232 7479/ 8126
Linux User #235776
_______________________________________________________________
Sair da Lista: http://www2.fugspbr.org/mailman/listinfo/fugspbr
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd