[FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor
Luiz Gustavo
luizgustavo em myrealbox.com
Seg Jun 7 14:03:02 BRT 2004
Eduardo Alvarenga <eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org> writes:
> Creio que você não saiba avaliar o real contexto de TCO e está
> realmente blefando. Consiga uma gerência, ou melhor, um trabalho de
> verdade e aí sim você poderá ter uma pequena noção sobre o que um
> equipamento pode custar positivamente e negativamente no período de 3
> anos para uma empresa.
Ha Ha Ha!
> Se eu quiser comprar um carro bom, veloz e que vai me atender sempre,
> mas não souber exatamente como ele funciona por dentro, isso me proíbe
> de comprá-lo?
Sim qdo vc insere a variavel ``FreeBSD'', onde eh necessario uma compra
acertada. O uso de um sistema operacional nao suportado com um driver
escrito sem informacoes suficientes seria um desastre.
> É incrível como seu egocentrismo te domina. Em momento algum fiz
> referências a minha preferência pelo hardware IBM -- apenas citei-o
> como exemplo de compatibilidade técnica. Não tenho nada contra os
> outros fabricantes como HP/Compaq, Dell, Apple, etc.
Blah. O ponto em questao foi: o hardware da IBM/Dell/HP nao eh nenhuma
maravilha de outro mundo.
Eles simplesmente hoje se restringem a montadores como todos os outros
e os situando no contexto de sistemas operacionais ``nao suportados'' a
compra passa a ser muito mais cautelosa.
> Quanto à garantia, experimente comprar um Frankenstein em uma loja
> qualquer e ter suporte e solução em até 2 horas em um sábado a
> noite. Como disse anteriormente, conforme a descrição do nosso amigo,
> esse servidor será um banco de dados e suponho que ele vai querer ter
> um mínimo de disponibilidade e garantia -- inclusive nos fins de
> semana.
Trabalho a quatro anos com hardware critico, com contratos de suporte
caros e nunca vi uma resolucao de problemas de hardware em menos de
duas horas.
Vou citar duas com quem trabalhei:
- A IBM tem bons tecnicos(pelo menos conosco), porem a entrega das
pecas era demorada d+. Isso pq tinhamos a ajuda dos tecnicos, a
dependencia da burocracia da IBM seria ainda mais sofrida.
Comum eles nao terem pecas em estoque(nem em campinas), entao
fatalmente vc tem que esperar vir de aviao(dos EUA).
- A Sun costuma a ser bem mais rapida e interessada, ja esperei uma
semana(e por telefone dado com previsao de duas a tres) por uma
unidade de fita da IBM, enquanto a Sun a disponibilizou em dois dias.
Sinceramente nao colocaria em enfase um atendimento em duas horas e
tenha em mente que os comentarios acima foram apenas dois casos, dentre
varios.
> A maioria dos gerentes de TI se não me engano preferem gastar mais em
> um equipamento que vai lhes fornecer retorno garantido do que gastar
> menos em algo imprevisível. Isso se chama total cost of ownership
> (TCO).
Gerentes de TI muitas vezem querem se livrar das responsabilidades
inerentes aos seus cargos, entao as delegam a vendors. Fatalmente vemos
``budgets'' inflados e cortes de custo em coisas primarias como pessoal
qualificado.
Nunca eh culpa da escolha feita por ele e sim do vendor que prometeu
``five nines'' e nao os cumpriu. Parte do trabalho e saber onde as
promessas sao irreais e preservar a continuidade do ``lojinha''.
> E ele é ruim por isso? Um servidor tipo frankenstein e um servidor de
> marca não se limitam em suas diferenças apenas no preço e no logotipo
> que vêm colado no painel da frente do gabinete. Pense um pouco antes
> de criar comparações como essa.
Mesmo? Um servidor montado com pecas de qualidade nao me parece um
frankstein, ainda mais qdo vc paga um belo adicional pelo pedigree.
Boas controladoras, boa memoria, bom chipset, boa placa de rede... Para
ter isso tudo, nao preciso de um hardware da IBM.
> Mas já via alguem ser demitido por NÃO COMPRAR um IBM. Substitua IBM
> pela sua marca favorita.
Pois eh. Eu chamaria isso de consequencia natural de se estar vivo, vc
acaba sendo obrigado a lidar com qualquer tipo de gerencia(pessoas).
Veja que a ideia aqui e evitar atribuir qualidades maravilhosas ondem
elas nao se aplicam, depender de hardware ja eh uma loteria e ainda
mais ilusorio depender de contratos de suporte. Ambiente critico sem
redundancia e um tiro no pe.
--
gustavo
_______________________________________________________________
Para enviar um novo email para a lista: fugspbr em fugspbr.org
Sair da Lista: http://lists.fugspbr.org/listinfo.cgi
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd