Re: [FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor

Paulo Roberto Magrini magrini em smo.com.br
Seg Jun 7 20:29:18 BRT 2004


Quando o negócio envolve dinheiro forte e você tem condições de usar
soluções integradas, como as da IBM, SUN e HP, e precisa garantir
velocidade, qualidade e confiança, porquê usar outros ?

Hoje em dia o cara tem 20 mil no bolso e acha que vai dominar o mundo, isso
é sonho. Uma boa idéia, não precisa de tanto dinheiro para dar certo, agora,
bons empreendimentos não são feitos com essa mixaria, talvez os razoáveis
sim, isso depende de variáveis como a "burriçe" dos seus clientes, e as
necessidades locais. Gente, placa Realteck não é confiável, wireless em
ORINOCO é rabo de foguete(outdoor), quem disse que HUB ENCORE é bom ? Vai
ver foi a mesma pessoa que lhe afirma que o HD "ésse Cê ésse í " (leia-se
para SCSI) não vale a pena comprar nos dias de hoje. Poxa as decisões são
suas ou não ? Se informe, compre, teste, e tenha certeza do desempenho...

Eu acho o cúmulo um idiota pagar 7 mil reais por uma estação para usar o
WORD e Excel, num ambiente não crítico, porém, pode-se montar servidores
descentes com esse valor, mas isso requer muito trabalho. Talvez até você
possa comprar um duron paraguaio pra fazer o trabalho da secretária, ou
precise comprar um MAC pro DESIGNER da empresa, cabe a você decidir a melhor
solução para a sua situação.

- O fato é , se você tiver tempo, e pouco dinheiro, compre peças e monte seu
frankstein, inclusive se faz com alta disponibilidade isso, mas exige
dedicação

- Se você tiver pouco tempo e dinheiro, arrume mais tempo de alguma forma,
contrate por exemplo estagiários para os serviços menos críticos, ou, pague
um bom profissional, ele te dará mais tempo e confiança, enquanto 4
estagiários podem ser gerenciados por este.

- Se você tiver tempo e dinheiro, tente ganhar mais dinheiro usando melhor o
seu tempo, e compre soluções confiáveis, afinal você é além de tudo
responsável pelo seu salário, ou pela sua empresa, então procure o melhor
pra ela.

- Se você não têm tempo, e nem dinheiro, porra pq vc tá lendo isso aqui
então seu idiota ,, hahehehe..

bah deixar a lista feliz com um cometário é até legal, mas francamente,
criar uma discussão por causa de uma máquina, por favor, quando a assunto
for esse perguntem em listas de HARDWARE, não no FUGSPBR.

FreeBSD roda bem em 386 , não precisa de super servidores. E IBM, HP e SUN
são bons, lógico,, os caras faturam milhões, como não poderiam ser.


Forte abraço lista,

Paulo Roberto Magrini

----- Original Message ----- 
From: "Eduardo Alvarenga" <eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.org>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Monday, June 07, 2004 3:46 PM
Subject: Re: [FUGSPBR] OFFTROPIC - Máquina para Servidor


-----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Hash: SHA1

On Mon, 7 Jun 2004, Luiz Gustavo wrote:

>> Se eu quiser comprar um carro bom, veloz e que vai me atender sempre,
>> mas não souber exatamente como ele funciona por dentro, isso me proíbe
>> de comprá-lo?
>
> Sim qdo vc insere a variavel ``FreeBSD'', onde eh necessario uma compra
> acertada. O uso de um sistema operacional nao suportado com um driver
> escrito sem informacoes suficientes seria um desastre.

  E o que você está fazendo usando ou recomendando sistemas "não
  suportados" ? Da maneira que você fala, parece-me que você está
  menosprezando a qualidade e eficiência de sistemas operacionais
  "alternativos" como os BSD.

>> É incrível como seu egocentrismo te domina. Em momento algum fiz
>> referências a minha preferência pelo hardware IBM -- apenas citei-o
>> como exemplo de compatibilidade técnica. Não tenho nada contra os
>> outros fabricantes como HP/Compaq, Dell, Apple, etc.
>
> Blah. O ponto em questao foi: o hardware da IBM/Dell/HP nao eh nenhuma
> maravilha de outro mundo.
>
> Eles simplesmente hoje se restringem a montadores como todos os outros
> e os situando no contexto de sistemas operacionais ``nao suportados'' a
> compra passa a ser muito mais cautelosa.

  Montadores IMHO são aqueles que compram peças, encaixam, parafusam e
  ligam na tomada. O conceito adequado para empresas tais como a IBM se
  chama "Integrador", que consiste não só em montar, mas desenvolver e
  adequar todos os componentes do hardware em harmonia para que tudo
  possa fluir adequadamente de acordo com a necessidade do equipamento.

>> Quanto à garantia, experimente comprar um Frankenstein em uma loja
>> qualquer e ter suporte e solução em até 2 horas em um sábado a
>> noite. Como disse anteriormente, conforme a descrição do nosso amigo,
>> esse servidor será um banco de dados e suponho que ele vai querer ter
>> um mínimo de disponibilidade e garantia -- inclusive nos fins de
>> semana.
>
> Trabalho a quatro anos com hardware critico, com contratos de suporte
> caros e nunca vi uma resolucao de problemas de hardware em menos de
> duas horas.

  Eu já vi. Basta você aderir ao plano correto de suporte. A IBM
  por exemplo possui um plano de reposição imediata aonde você adquire um
  equipamento e todas a peças que compõem o mesmo são enviadas em dobro
  -- ficando você com seu servidor e a IBM com um armário lacrado,
  localizado dentro de sua empresa com todas as peças que seu equipamento
  possa precisar em caso de reparos.

  O exemplo acima obviamente não é barato, mas funciona e não é ficção
  científica. Se não me engano, Sun e HP também possuem uma política
  parecida.

> Sinceramente nao colocaria em enfase um atendimento em duas horas e
> tenha em mente que os comentarios acima foram apenas dois casos, dentre
> varios.

  Se isso lhe serve de consolo, já fui atendido em menos de duas horas
  pela equipe da IBM com resultados positivos.

>> A maioria dos gerentes de TI se não me engano preferem gastar mais em
>> um equipamento que vai lhes fornecer retorno garantido do que gastar
>> menos em algo imprevisível. Isso se chama total cost of ownership
>> (TCO).
>
> Gerentes de TI muitas vezem querem se livrar das responsabilidades
> inerentes aos seus cargos, entao as delegam a vendors. Fatalmente vemos
> ``budgets'' inflados e cortes de custo em coisas primarias como pessoal
> qualificado.
>
> Nunca eh culpa da escolha feita por ele e sim do vendor que prometeu
> ``five nines'' e nao os cumpriu. Parte do trabalho e saber onde as
> promessas sao irreais e preservar a continuidade do ``lojinha''.

  Bem, se o vendor prometeu ao gerente 99.999% de disponibilidade e lhe
  cobrou por isso, não vejo porquê ele ter que pegar chave de fenda
  e ferro de solda para solucionar problemas de hardware.

>> E ele é ruim por isso? Um servidor tipo frankenstein e um servidor de
>> marca não se limitam em suas diferenças apenas no preço e no logotipo
>> que vêm colado no painel da frente do gabinete. Pense um pouco antes
>> de criar comparações como essa.
>
> Mesmo? Um servidor montado com pecas de qualidade nao me parece um
> frankstein, ainda mais qdo vc paga um belo adicional pelo pedigree.

  Esse adicional iguala o preço desse equipamento aos outros. No fim dá
  tudo no mesmo.

> Boas controladoras, boa memoria, bom chipset, boa placa de rede... Para
> ter isso tudo, nao preciso de um hardware da IBM.

  Mas precisa de 3 coisas: conhecimento (saber o que comprar), tempo
  (saber onde cotar), e dinheiro (ter de onde gastar). Raramente os três
  itens estão combinados, e para que estejam requerem um bom profissional
  que os faça (nem sempre o dinheiro depende do profissional).

  Nesse caso, se você tiver os três, você compra o seu frankenstein com
  hyper-thread e fica feliz da vida por pelo menos 1 ano que é o tempo
  básico de garantia desses equipamentos. Do contrário, você compra um
  equipamento de "vendors", confia neles e ponto final. Se todos
  tivessem seu ponto de vista, nenhuma empresa integradora iria pra
  frente.

>> Mas já via alguem ser demitido por NÃO COMPRAR um IBM. Substitua IBM
>> pela sua marca favorita.
>
> Pois eh. Eu chamaria isso de consequencia natural de se estar vivo, vc
> acaba sendo obrigado a lidar com qualquer tipo de gerencia(pessoas).

  É uma idéia interessante, mas prefiro chamar isso de má administração,
  assim como eu disse anteriormente, uma empresa adota um hardware
  xingling e fica ilhada, pelo menos em um item.

  Vamos encerrar por aqui. Essa thread já virou fogueira das vaidades.

  Grande abraço,

  --
  Eduardo A. Alvarenga
  Analista de Suporte
  Centro Estratégico Integrado / SEGUP-PA
  (91) 259-0555 / 8116-0036
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Version: GnuPG v1.2.2 (OpenBSD)

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=MXvt
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Para enviar um novo email para a lista: fugspbr em fugspbr.org
Sair da Lista: http://lists.fugspbr.org/listinfo.cgi
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/

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