RES: [FUGSPBR] Estação de trabalho
Renato Frederick
frederick em frederick.com.br
Ter Mar 16 19:32:00 BRT 2004
Tive esta experiência em uma empresa que desenvolvi este trabalho, vou
relatar aqui.
Começamos com Conectiva, Mandrake e derivados. Como o excesso de "telinhas
coloridas no boot" e "wizards fofinhos" me irritavam e faziam a estação
perder processamento, pensei em BSD ou SlackWare, pois teria um setup mais
enxuto, o que resultaria em menos pontos de problema e menos tempo prá
iniciar/desligar:
As estações dividi em 2 grupos:
"Novas" Pentium III prá cima
"Velhas" de Pentium MMX a K6-2
A questão de compartilhamento de arquivos:
* Usamos servidor UNIX (FreeBSD), rodando Samba (pras máquinas Windows
acessarem) e NFS/NIS (pros FreeBSD). Atráves de samba e NIS/NFS, pude
permitir logins unificados a partir do servidor e atribuição de permissões
das pastas ali armazenadas.
Na inicializacao o client FreeBSD monta o /home, portanto quando o usuário
logasse o /home/FULANO já tá disponível.
No cliente Windows, mapeamos via .bat, atráves do netlogon, unidades de
rede.
No servidor temos basicamente esses serviços: SSH/NIS/YP/NFS/SAMBA.
As máquinas windows ficaram com 98 e XP. Estas são estações que não puderam
ser migradas de alguns departamentos como:
* RH (já que todos os softwares de RH que a empresa comprou rodavam em
Windows) - o que fizemos foi apenas deixá-lo no samba, evitando que os dados
ficassem no C:\
Financeiro (Os programas em uso da prefeitura/estado/fazenda rodam em
Windows) - Da mesma maneira, foram instalados no servidor, com um atalho
para o executável lá.
As máquinas acima descritas como velhas ficaram com 98 ou NT40
As máquinas compradas a partir de então, IBM, vieram de fábrica com XP.
O servidor de impressão é um print server, em máquinas XP temos o "cliente
de impressão para unix" (um cliente LPD que o windows xp/2000 já
disponibiliza) e nos 98 instalamos o client do printsever (faz a mesma
coisa). Portanto, não temos nenhum controle de impressão, se alguem mandar
3200 impressões pro print server, vai, mas confiamos na consciencia do
usuário, até hoje não tivemos problemas.
Nos desktop FreeBSD, lpd/printcap.
Máquinas mais poderosas (que rodavam XP e puderam ser migradas) estão com
KDE 3
Máquinas mais antigas (que rodavam 98/NT40 e puderam ser migradas) estão com
WindowMaker.
* Editor de textos, openoffice. Minha experiência: Eventualmente ele trava..
Trava e morre.. O usuário mete o dedão no reset, liga pro helpdesk xingando
mas fora isso, sem problemas, apesar de a conversão de textos com muitas
tabelas, figuras e "babadinhos" do Office 2000/XP não ficar legal. Como toda
a empresa utiliza o openoffice, internamente não temos mais este problema,
mas quando recebemos textos "bonitinhos" de fora, dá esses erros. Os textos
"profissionais", com letras pretas, suscintos, funcionam perfeitamente.
* Navegador, Mozilla, Experiência: Pesado para a abertura, mas uma qualidade
razoável, eventualmente sites, conforme já discutido aqui na Lista (Banco do
Brasil, por exemplo) não abrem, mas grande maioria funciona 100%. Java é
necessário prá alguns sites.
* Players de MP3/PowerPoint/Flash/Instant Messenger e outros - Não
instalados, já que internamente esses itens são desnecessários.
A política de implementação foi - em minha opinião - a mais prática e
correta de todas as empresas que já tive notícias que fizeram esta migração:
* Foi feito um treinamento interno pelo pessoal de informática, ensinando os
usuários existentes a usarem linux, ou seja, efetuar no logon do
KDE/WindowMaker, usar o Netscape, desligar o sistema, localizar pastas
compartilhadas, ou seja, fazer no ambiente X (WindowMaker ou KDE) o que se
fazia no Windows.
Após alguns meses de treinamento, as estações foram substituidas pelo
FreeBSD. O HelpDesk realmente foi muito acessado, mas após 6, 8 meses de
dúvidas o nível de reclamação estava semelhante ao com usuários Windows.
Usuários novos eram, caso não conseguissem mexer no sistema, instruídos a
usar o FreeBSD.
Lembrando que este treinamento não tinha nada de técnico. Nem a linha de
comando era apresentada. Basicamente é o curso de Windows que a Loja de
Informática da Esquina ensina pró seu avô: Clicar e apontar e clicar em OK.
No aspecto técnico, fiz 2 instalações, uma com KDE, outra com WindowMaker.
Dei um dump, compactei com gzip e joguei em CD, para fins de Backup. Foi
feito um ghost da instalação, replicando nos desktops.
Quando o ghost não funcionava (nossa versão, 5.0 não trabalhava bem com ufs,
apenas ext2...) eu dava um boot no Rescue do FreeBSD e jogava meu DUMP do CD
pró HD de destino.
Minha conclusão:
* Se a gerência da empresa quer reduzir gastos não licenciando "X" máquinas
Windows ou evitando levar multas por "X" máquinas Windows ilegais, o
Linux/FreeBSD é uma boa saída, mas temos - como profissionais de TI -
alertar a direção que essa economia será conseguida atráves de um custo, que
é o treinamento dos funcionários (No horário de trabalho ou na hora extra) e
a sobrecarga dos técnicos para a instalação das máquinas, customização e
atendimento ao usuário após a migração.
Esse investimento é feito somente uma vez, após o transtorno inicial temos
apenas que dar a manutenção, igual um desktop Windows.
* Fiz esse setup a 1 ano e 1/2 mais ou menos, até hoje as estações continuam
assim, eventualmente há alguns KURUMIN, REDHAT, Desktop e outros sabores,
mas a empresa continua com a política. Isso deve indicar que apesar do
trabalho deve ter reduzido custos e ter algum lucro, senão o diretor/dono
mandava voltar atrás...
* Em minha experiência, a pior parte é o treinamento do usuário, pois eles
são **MUITO** sensíveis a mudanças. Um ponto muito discutido era o que não
tínhamos substitutos para office/outlook/IE/Winamp/ICQ/MSN, mas basta uma
pesquisada nos ports ou no freshmeat que vemos que essa afirmação não é
valida.
Não recomendo jamais efetuar essa operação sem um treinamento dos usuários,
pois em 3 dias ou você está careca de reclamações ou demitido :)
Email Enorme, mas prá explicar um setup que demorou dias... :)
-----Mensagem original-----
De: fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
[mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org] Em nome de Alexandre
Vasconcelos
Enviada em: terça-feira, 16 de março de 2004 14:11
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: Re: [FUGSPBR] Estação de trabalho
Obrigado. Sei das implicações, o que eu gostaria de saber é se alguém JÁ tem
um ambiente com usuários finais usando FreeBSD em seus desktops, resultados
a médio prazo, como foi a política de implementação, uso de NFS, Samba e
outras estratégias para fazer com que estes clientes se comportem bem num
ambiente heterogêneo.
--
_______________________________________________________________
Sair da Lista: http://lists.fugspbr.org/listinfo.cgi
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd