RES: [FUGSPBR] Estação de trabalho
Alex Soares de Moura
alex em rnp.br
Ter Mar 16 20:28:57 BRT 2004
Renato Frederick wrote:
>Tive esta experiência em uma empresa que desenvolvi este trabalho, vou
>relatar aqui.
>
>
Aproveito a deixa do Renato para também relatar um projeto que implementei
junto com um amigo e também consultor, em Unix/Linux.
Uma escritório de pequeno porte nos chamou para implementar um servidor
Linux (RedHat)
para rodar um sistema sob medida em web + Java que eles haviam comprado
de uma
outra consultoria, que já estava em desenvolvimento.
Após a instalação bem sucedida do servidor, eles nos perguntaram se seria
possível implementar Linux também nos desktops (10 máquinas), para
evitar mais
despesas com licenças de Windows, além do fato dos PCs serem quase todos
Win95 -
Pentium MMX / 32MB RAM, em sua maioria - que teriam dificuldades para
rodar
browsers mais modernos e Java.
Resolvemos implementar a solução LTSP (PCs c/ boot remoto) seria a mais
interessante
pois os PCs seriam somente usados para fazer o display de aplicativos -
basicamente
interface gráfica, browser (Mozilla Firebird) e cliente de email -
rodando no servidor LTSP,
que foi comprado para esta finalidade: AMD Duron 1Ghz, 512MB RAM.
Contas de usuários, diretórios pessoais, XFree, browser etc. tudo ficou
centralizado no
servidor de terminais, que tinha uma segunda conexão com o segmento da
rede local onde
fica o acesso Internet ADSL (Velox conectado ao Linux, com iptables),
um segundo servidor
de terminais Windows 2000 Server, para uso de MSOffice (não toparam o
OpenOffice, ainda)
accessado via rdesktop e o servidor da aplicação Java. A impressão é
feita via servidores
samba e lpr.
Um cuidado que tivemos foi o de usar um windows manager "light" (icewm)
customizado
para apresentar somente o desktop e os ícones das ferramentas que seriam
utilizados pelos
funcionários: basicamente browser e rdesktop.
Sobre os problemas, tivemos poucos com a adaptação, pois os funcionários
se mostraram
bastante flexíveis e não eram usuários básicos. Bastou oferecer
instruções basicas e orientar
o responsável pelo suporte local. Outra questão foi alinhar as
informações entre nós, o cliente
e a consultoria desenvolvedora, que estava desenvolvendo para Internet
Explorer e tivemos
alguns problemas no uso/administração compartilhado (na fase de
implementação) do servidor
de aplicações Linux. Outros pequenos entraves foram hardware velho que
não cooperava
para rodar o Linux, teclados ABNT/ABNT2/US misturados, mouses velhos,
portas seriais vs.
PS/2 e somente um travamento no sistema de impressão com samba, que
precisou de
manutenção
Depois de um par de meses pós-implementação, foram alguns suportes por
telefone e remoto
com freqüência cada vez menor ao longo do tempo. Já faz tempo que não
temos recebido
pedidos de suporte e deixamos tudo que o que descrevi acima funcionando,
segundo eles,
com desempenho melhor que rodando o Win95 instalado localmente.
Apesar deste caso ter sido usado o Linux, tudo poderia ter sido feito
igual, usando o FreeBSD.
No próximo cliente, quem sabe?
Abs,
Alex
_______________________________________________________________
Sair da Lista: http://lists.fugspbr.org/listinfo.cgi
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/
Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd