[FUG-BR] [OT]Oportunidade de emprego no Terra (Porto Alegre)

João Henrique jhgborges em gmail.com
Sexta Fevereiro 8 14:43:09 BRST 2008


Pessoal,
li o suficiente nas discussões pra dizer algo pra vocês.
Sou professor universitário desde 2000 na área de computação.
Vamos analisar a coisa por partes:
1. Nos cursos de Ciência da Computação que lecionei, em instituições
particulares até agora, o foco definido pelos coordenadores era conceito, e
não produto. Assim, ao invés de nos aprofundarmos em FreeBSD, por exemplo,
discutíamos sobre sistemas operacionais dem definir plataforma. Desta forma,
não podemos esperar que um menino(a) saiba dissecar o S.O. como nós fazemos
hoje;
2. Nas disciplinas de Redes, mesmo que haja laboratório suficiente, o aluno
não vai configurar roteador Cisco, pois esse tipo de tarefa não está no
escopo do curso;
3. Nos cursos de Sistemas de Informação, o enfoque é um pouco mais prático,
com grande ênfase em desenvolvimento, mas sem a "quebração de pedras" em
firewalls e proxies;
4. Finalmente, nos cursos de Tecnologia, é "pau puro", com ralação de tudo
quanto é tipo. Eu trabalho em um destes cursos onde temos um rack cheinho de
roteadores Cisco à nossa disposição. Faculdade particular, novamente;
5. Em relação a instituição pública, professor sensacional não é regra e
tenho dois casos pra exemplificar: a. um bam-bam-bam da área no país,
momentos antes de entrar pra sala de aula, disse na salinha do café: "Vou
falar meia horinha de deixar os caras pesquisando na internet". Isso porque
era aula de pós-graduação, em programa de doutorado (eu estava naquela turma
da 'meia horinha'); b. Em uma das instituições onde trabalho, um colega, que
também trabalha em instituição pública, me pediu dicas sobre como explicar
firewall em Linux pros alunos...
6. Não existem regras, meninos e meninas. O que existe, assim como em
qualquer área, bons e maus profissionais;
7. Como garantir, então, que um recém-formado possa se virar na área de
engenharia do Terra? Como garantir, igualmente, que um profissional
auto-didata tenha nível intelectual de um recém-formado? Não tem jeito.
8. O melhor seria que os formados conseguissem experiência suficente pra não
as m**** que já foram ditas aqui. Isso só vem lendo, mas lendo muito, e
ignorando os RTFM que às vezes vem como respostas em fóruns.

Parafraseando o colega "irado furioso com tudo": flames > /dev/null

[]s e bom final de semana!!
JH

2008/2/8 c0re dumped <ez.c0re at gmail.com>:

> Em 08/02/08, Mauricio Bonani<mbonani at gmail.com> escreveu:
> > Isso me lembra uma professora do Mackenzie. Quando questionada por estar
> >   "ensinando" que CD era um meio de armazenamento magnético, respondeu:
> > - É assim que está no livro (nem lembro qual era o livro que ela usava)
> > e é assim que eu ensino!
>
>
> ehehe
> isso me lembra uma outra professora de uma grande instuição provada de
> Brasília ela tinha Mestrado e escambau, lecionavade Sistemas
> Operacionais e todo dia chegava com um rascunho debaixo do braço.
>
> Ela copiava tudo que estava no rascunho para o quadro. Quando alguem
> perguntava algo mais aprofundado a respeito do assunto, ela se
> enrolava toda...
>
> Esse é o retrato de ensino particular no Brasil... e ainda tem gente
> que entra na lista pra se gabar que tem diploma de faculdade
> particular e que quem não tem é relaxado... faz favor...
>
> Se for pra "aprender" desse jeito, até um recém saído do primeiro grau se
> forma.
>
> --
> http://www.webcrunchers.com/crunch/
>
> http://www.myspace.com/whippersnappermusic
> http://www.purevolume.com/whippersnapper
> -------------------------
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Prof. João Henrique G. Borges
"Mac OS X proves that it's easier to make UNIX pretty than it is to make
Windows secure"


Mais detalhes sobre a lista de discussão freebsd