[FUG-BR] Veteranos concordam com postura de jovens profissionais de TI!

William David FUG-BR fugbr em biosystems.ath.cx
Sexta Janeiro 18 14:17:38 BRST 2008


http://rodrigosaraiva.com.br/perdas-causadas-pelo-outsourcing/

as perdas causadas pelo "outsourcing" e terceirização na área de TI
03.01.2008 - 10h45

Certa vez li um artigo no Webinsider que falava a respeito do
"outsourcing", e sobre como esse modelo de negócio não é um bicho de
sete cabeças. Não vou citar o artigo nem o autor, porém, em resumo o
artigo trata dos benefícios para a empresa que contrata a
terceirização do serviço, e também sobre um novo perfil profissional,
que é dinâmico, apresenta melhores resultados e também é muito mais
eficiente.

O engraçado é que o artigo foi escrito por um diretor de uma
consultoria que presta serviços de "outsourcing" em parceria com um
publicitário.

Lembro de ter feito um comentário sobre os malefícios do
"outsourcing", que foi apoiado também por um outro analista que
comentou o artigo logo em seguida.

Mas quais são as perdas causadas pelo "outsourcing" e a terceirização
para a área de TI?

Para os profissionais

É necessário comentar que, em virtude da alta carga tributária para as
empresas contratarem profissionais com carteira assinada, os
profissionais de TI são os grandes prejudicados com isso. É uma área
importante para os negócios de qualquer empresa, onde existem
profissionais qualificados, e que ganham bem, portanto geram altos
custos para as empresas. Isso gerou o modelo profissional "PJ", muito
comum nos grandes centros urbanos.

A maioria dos profissionais de TI ganha por hora, e trabalhando como
PJ, em empresas que terceirizam serviço, os profissionais acabam não
criando vínculos, nem identificação com as empresas que trabalham.

O que acontece então quando recebem uma proposta de trabalho com um ou
dois reais a mais no valor/hora, e um pouco mais perto de casa? O
profissional não pensa duas vezes, troca de empresa. Os contratos com
as empresas de "outsourcing" são feitos para beneficiar a empresa em
caso de quebra de contrato (para mandar o cara embora), é também é
facilitado para o profissional sair. Em poucos dias é possível trocar
de emprego.

Ou seja, alta rotatividade no mercado. E o profissional não agrega
valor nem para sua experiência, nem para a empresa para a qual presta
serviço.

O profissional nesse modelo de negócio também costuma trabalhar
demais, pois em virtude de prazos mal estimados e projetos mal
gerenciados (problema a ser comentado posteriormente neste texto),
acaba tendo que trabalhar mais horas por dia.

Folgas são negociadas. Férias? Só no tempo entre você sair de um
projeto até ser encaixado em outro.

Para as empresas clientes

Um dos principais problemas para as empresas é que o conhecimento do
seu próprio negócio, acaba ficando na mão de terceiros. Apesar dos
usuários participarem do processo de geração dos requisitos, a solução
é desenvolvida exclusivamente pela empresa de "outsourcing"
contratada. Ou seja, a inteligência da solução para sua empresa não
está mais na sua empresa. E como já foi citado, com a rotatividade de
profissionais entre as empresas de "outsourcing", o conhecimento
realmente se perde, até mesmo na empresa contratada. E não adianta
falar em documentação, pois documentações nunca contemplam tudo que é
necessário. Conhecimento, processos, soluções são construídos por
pessoas, e não por documentos.

Os altos custos de um projeto de "outsourcing" também são um grande
problema. Trabalho em uma empresa que realiza os projetos de
desenvolvimento de sistemas com empresas terceirizadas. É
impressionante ver os valores absurdos cobrados por projetos
relativamente simples.

Mas por quê os projetos terceirizados são tão caros?

Existem algumas razões:

    * As empresas de "outsourcing" inflam as equipes de projetos com
profissionais. Com mais profissionais trabalhando em um projeto, a
porcentagem de lucro é bem maior para a contratada. Sim, eles sempre
dizem que não, mas o valor ganho em cima de cada profissional é bem
"gordinho".
    * Os prazos de projeto são sempre maiores que o necessário, também
para maximizar o lucro pelo tempo de trabalho dos profissionais.

Mas espera um pouco, com equipes maiores, e com prazos maiores, por
quê sempre ocorrem atrasos nos projetos de "outsourcing". O que aliás
é um outro problema gerado para a empresa cliente. E quando eu digo
sempre, é sempre mesmo. Raríssimas empresas entregam seus projetos nos
prazos estipulados em cronograma.

A explicação é simples, muitos profissionais não necessários em um
projeto acabam gerando problemas de gerenciamento de projeto. Como
todos tem que trabalhar, as atividades nos projetos acabam muito
segmentadas, e o gerenciamento dos recursos se perde. E é muito mais
difícil unir as peças separadas. Entram nesse caso problemas de
integração de módulos de aplicações, "gaps" em requisitos de sistema,
etc.

…

As perdas são bem claras nas questões de agregar valor para o negócio
e custos para a empresa cliente e também para o profissional em termos
de experiência e estabilidade.



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