[FUG-BR] Ainda sobre monitoramento - Pandora FMS - opiniões
Paulo Henrique
paulo.rddck em bsd.com.br
Terça Agosto 21 12:56:10 BRT 2012
Zabbix não lhe atende, curva de aprendizagem alta, tempo de configuração alto.
Att.
-----Mensagem original-----
De: fknet
Enviado: 21/08/2012, 12:38
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
Assunt.: [FUG-BR] Ainda sobre monitoramento - Pandora FMS - opiniões
Boa tarde pessoal,
Gostei muito da discussão sobre o Zabbix no tópico levantado por mim.
Agora gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o Pandora FMS.
Minhas necessidades são as seguintes:
- Monitoramento de rádios, switchs e roteadores via ping: preciso saber
apenas se estão no ar ou não;
- Monitoramento do tráfego de alguns links via snmp;
- Monitoramento de alguns servidores que rodam FreeBSD;
- Preciso de alertas via e-mail/sms/sinal de fumaça/etc... brincadeiras
a parte, preciso do máximo de avisos possíveis para agilizar a
identificação do problema.
- Montagem do mapa de minha rede, indicando quais equipamentos estão
conectados entre si, com qual tipo de link, etc. Pra quem conhece o The
Dude da Mikrotik, gostaria de poder criar um mapa visual como ele faz,
hoje temos o hábito de deixar este mapa visível em um monitor na sala de
suporte com todos equipamento, assim temos um alerta visual caso algum
equipamento caia.
- E uma coisa importantíssima para mim, preciso ter a possibilidade de
cadastrar dependência dos equipamentos para evitiar um número muito
grande de emails/sms de avisos de falha. Por exemplo, se um determinado
roteador falhar onde existam outros 20 equipamentos dependentes deste
roteador para estarem no ar, não preciso que o sistema me envie 21
emails avisando que todos equipamentos estão DOWN, apenas me avise que o
RoteadorX está fora do ar, logo sabemos que os demais estarão fora, pois
conhecemos a rede.
- Facilidade na configuração inicial e também no cadastramento de novos
equipamentos a serem monitorados, não posso ter um sistema, por mais
recursos que ele tenha, que exija grande tempo de configuração e
manutenção, afinal somos uma empresa pequena e mão de obra é algo muito
caro para nós.
Para terem idéia, hoje uso o The Dude da Mikrotik, me atende até que
bem, mas não tenho como cadastrar dependências, então recebemos muitos
alertas, o que dificulta a identificação de onde está o problema real.
Obrigado à todos
Fabrício
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